22/06/11

Divagações: redes sociais e afins

Por vezes o meu espírito ainda fica perplexo com tamanha falta de elevação que assisto em comentários, na maioria anónimos, produzidos em determinados blogues "policiais" ou em posts colocados em certas redes sociais. A baixa auto-estima e o ataque sistemático à imagem da instituição  (com ou sem razão) e às suas lideranças são uma constante, como se existissem dois mundos: os Oficiais e os Outros.

O que é um profundo erro, sobretudo porque a generalização nunca foi amiga do bom-senso e da razoabilidade.

Em primeiro lugar porque existem muitos Oficiais que, diariamente, se empenham para comandar efectivamente, com tudo aquilo que isso encerra em matéria de espírito de sacrifício e dedicação à motivação daqueles profissionais que são comandados. 

E depois porque, muitos desses Oficiais, que partilham um profundo orgulho por pertencerem à PSP, mantêm uma verdadeira rede de amizades em todos os escalões hierárquicos.

O que, neste caso, colide com a ideia de existência de "dois mundos". 

No meu caso tenho a consciência tranquila. Como sempre. 

Porque desde os 9 anos, (os meus saudosos tempos do Colégio Militar!!) tenho sido educado para comandar (pois todos os dias aprendemos algo de novo...). 

Porque grande parte dos meus melhores amigos são Agentes e Chefes da PSP.

E porque, inclusivamente, um desses Amigos (que é Agente) é padrinho de um filho meu.   

Isto significa que está tudo bem? Claro que não. Mas cabe a todos trabalhar para a dignificação da PSP e para a coesão interna de forma pragmática.