
31/03/08
Averiguações: Polícia e Escolas

Seminários Abertos: Escola de Criminologia

30/03/08
Reforma da Segurança Privada

Nova especialização em Criminologia
O Departamento de Direito da Universidade Portucalense (Porto) lançou uma nova especialização em Criminologia. Esta especialização tem como objectivos principais a compreensão crítica da problemática do fenómeno criminal na sociedade contemporânea: delinquente, vítima e formas de controlo social da criminalidade. Panfleto de Apresentação
Divulgação: European Police College

XVI Jornadas de Direito Canónico 2008

29/03/08
Seminário de Estudos Pós-graduados do ICS

Divulgação: algumas obras com registos pessoais





Director Nacional da PSP já escolheu a equipa

Medicina Legal

28/03/08
I Prémio Wolters Kluwer Portugal

Quando uma criança tem de viver na cadeia

Divulgação: The British Journal of Criminology

27/03/08
Ministro Rui Pereira na Assembleia da República

26/03/08
Dr. João Nabais em Beja

Investigação - Consumo de Drogas

25/03/08
Seminário "Tortura e Direitos Humanos. A Intervenção Forense"

Reforma do Mapa Judiciário

Tomada de posse do novo Director Nacional da PSP

24/03/08
Concurso para cargos dirigentes da ASAE
Concurso para os cargos de dirigente intermédio de 1.º grau da ASAE-DRN, DRLVT e DRALG
23/03/08
Conferência "Alterações ao regime jurídico da urbanização e da edificação"

22/03/08
Abertura de vagas para as Forças de Segurança

205.º aniversário do Colégio Militar

21/03/08
Professores são as novas vítimas de bullying

O bullying, a violência na escola que atingia crianças e jovens, está agora a aterrorizar os professores, afirmou hoje Maria Beatriz Pereira, investigadora e autora de várias obras sobre a violência escolar.
Veja mais in http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/273473
Núcleo de atendimento a vítimas de violência doméstica
Está localizado na Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja. Neste Núcleo as vítimas são atendidas com confidencialidade, acolhidas e encaminhadas. É feita também neste local a identificação e qualificação dos principais problemas existentes e promovidas as soluções adequadas às problemáticas aferidas. A criação deste Núcleo foi formalizada, através da assinatura do protocolo de cooperação que lhe deu corpo, pelas diversas entidades que o compõem. Existem em Portugal 29 Casas de Abrigo e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja foi o 15º a ser constituído. Para ficar coberto todo o território continental falta criar ainda os de Aveiro, Portalegre e Guarda.
Idália Moniz, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, esteve presente nesta cerimónia e deixou claro que "estão criadas as condições necessárias para o funcionamento do Núcleo do Distrito de Beja". Acrescentou que "a Organização Não Governamental que lhe dá corpo é a Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura". Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, também participou na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação e salientou que "o Governo definiu uma política activa no sentido de habilitar as instituições a dar respostas integradas". Para este membro do Governo, "as pessoas têm hoje mais confiança nas instituições", situação que as leva, na sua opinião, "a denunciar mais os casos de violência doméstica".
De 2000 a 2006, os dados referentes a 2007 ainda não foram apurados, a PSP e a GNR registaram cerca de 110 mil ocorrências de violência doméstica, o que significa uma média de 43 vítimas por dia. No distrito de Beja foram registadas 1038, está em penúltimo lugar na tabela de casos sinalizados. Segundo os dados divulgados pelas forças policiais, existem vítimas em todas as categorias de género e classes etárias, mas na sua maioria são mulheres adultas com 25 ou mais anos de idade. A violência doméstica denunciada às autoridades policiais tende a concentrar-se na faixa litoral e nas áreas mais urbanizadas do país. (Ana Freitas, RVP)
Colóquio sobre a reforma penal

Subscrever:
Mensagens (Atom)